segunda-feira, 29 de setembro de 2014

PRA QUE DISCUTIR COM MADAME ?!

O ilustre Houaiss já definia senhorita como forma de tratamento cerimonioso dispensado a moça solteira. No Peru, señorita é usado sem muita cerimônia, para mulheres solteiras ou casadas, jovens ou nem tanto. É um tal de señorita pra lá, señorita pra cá.

Logo que me mudei para Lima, eu me sentia até lisonjeada ao ser chamada de señorita. Percebi depois que a forma de tratamento é usada de maneira aleatória. Engraçado é que de Madame Perreirá, como era sempre tratada na Bélgica, onde morava antes, passei rapidamente a señorita Ana.

E não é só señorita, não. Os peruanos usam também señora, é claro, e informal e carinhosamente, mi reina, mamita linda, mamacita linda, mami linda. O tratamento não é só para quem tem cara de mãe. Uma menina pode ser chamada de mami. Meus filhos estranham quando algum peruano os trata de papá, papito ou simplesmente jovencito, o que é mais adequado para a idade deles.

Em alguns casos, o uso fortuito de señora ou senõrita pode até gerar desentendimento. Estava em uma loja de tecidos em Lima e o vendedor, um senhor muito gentil, me chamou várias vezes de señorita. A certo momento, perguntou se deveria me tratar de señora ou señorita.

“Pergunto isso, porque uma vez atendi na loja uma mulher idosa e a chamei de señora várias vezes. De repente, a mulher se irritou e me disse que eu a desrespeitava, porque ela era solteira e devia ser tratada de senhorita, apesar da avançada idade. Depois dessa, sempre pergunto à cliente como devo tratá-la”, contou-me ele.

Sorri e concordei com o vendedor, apesar de eu não me importar muito com essas formas de tratamento. “É, melhor perguntar antes e evitar confusão com a freguesa”, disse eu.

E... pra que discutir com madame ?!, já cantava o sambista.


2 comentários:

  1. Aqui eu descobri que "papito" e "mamita" são muito empregados quando se está fazendo um elogio!!! Por exemplo, posso olhar pro Pedro e dizer "queeeee papito" e isso não será uma referência a que ele é o pai dos meus filhos!!! hehehehehehehe

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado, Sandra. Papito também também é usado dessa forma. São muitos os significados, não é mesmo, mamacita linda ?!! Você já deve ter sido chamada assim no Equador. Obrigada por acompanhar o blog. Bjs

    ResponderExcluir