Machu Picchu



Logo que cheguei a Machu Picchu, reparei um ponto brilhante lá em baixo, no fundo do vale, um telhado de zinco às margens do rio. Perguntei ao guia turístico que nos acompanhava se alguém morava naquela casinha solitária. Ele respondeu que a casa era de seu velho avô. Fez uma pausa e acrescentou: pero el río se lo llevó (mas o rio o levou). De imediato pensei que a frase (el río se lo llevó) era uma delicada metáfora para a morte. 

Depois de terminar o passeio, voltamos ao mesmo ponto, perguntei novamente ao guia sobre a casinha de seu avô. Ele me contou histórias de seus antepassados incas, que eram das montanhas próximas a Machu Picchu. Disse-me também que ele morava na pequena casa junto com seu avô, que tinha cem anos de idade.

Durante uma noite de chuvas fortes no verão de 2010, um dos mais chuvosos dos últimos anos na região, as águas do rio subiram e levaram parte da casa e o velhinho que nela dormia. El río se lo llevó. Mi abuelo desapareció en suas aguas y nunca hemos encontrado a su cuerpo. Él volvió al corazón de Pachamama. (O rio o levou. Meu avô desapareceu em suas águas e nunca o encontramos. Ele voltou ao coração da Mãe Terra), contou-se emocionado o guia turístico.

Así es.





4 comentários:

  1. Belo Post, fiquei emocionada. Parabéns pelo trabalho, Ana Cristina!

    ResponderExcluir
  2. Ana, lindo seu blog, fiz várias anotações muito válidas. Gostaria que sugerisse como ir para Machu Picchu para todos os bolsos ($) para optarmos, partindo de Lima.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o seu blog inteiro, muito bem feito.
    Gostei muito do povoado de Aguascalientes fiquei três dias. Fui e voltei caminhando para Machu Pichu, na volta aconteceu uma coisa curiosa, quase chegando no centro de Aguascalientes em frente aqueles hotéis grandes, vi muita gente moradores olhando ara o outro lado do rio olhando para a mata, alguns ficavam acenando para o mato e eu não via nada, vi apenas o mato se mexendo, e perguntei o que eles estavam vendo, um morador me respondeu "un oso" e eu me perguntei o que é isso OSO, ai descobri que eles estavam vendo um urso andino, pena que eu nao consegui ver, vi apenas o mato se mexendo.

    ResponderExcluir