domingo, 27 de julho de 2014

SENTIMENTO PATRIÓTICO AFLORA EM JULHO

Bandeiras na rotatória de Miraflores, em Lima


Imagine encontrar um amigo na rua, poucos dias antes de 7 de setembro, e ele te desejar feliz dia da pátria. No Brasil, pode parecer estranho. No Peru, não. Dia 28 de julho, o Peru comemora a independência, e durante todo o mês o país fica colorido de branco e vermelho. A bandeira peruana está por toda parte: no alto de casas, prédios, comércio, carros e motos, espaços públicos e privados, vitrines, escolas e até em jardins, decorados com flores brancas e vermelhas. É algo como o Brasil em época de Copa do Mundo.

Os festejos são oficiais e populares. Há um enaltecimento dos símbolos nacionais e das tradições culturais (música, dança e comidas típicas) e de personagens e fatos históricos relacionados à independência. Esse patriotismo não é exclusivo do Peru. Outros países também comemoram com entusiasmo a data nacional.

As festas pátrias evocam, além de forte sentimento patriótico, outras alegrias. Julho é mês de férias escolares, de gratificação salarial, de grandes promoções no comércio, de início da temporada de circo, da Feira Internacional do Livro, de incentivo ao turismo interno, em virtude do feriadão – 29 de julho também é feriado, em homenagem às Forças Armadas do Peru e à Polícia Nacional.

Muitos colocam a bandeira no alto de suas casas por vontade própria. Outros, nem tanto. Há uma lei, a 15.253/64, que determina o uso obrigatório da bandeira (sem o escudo nacional), de 27 a 30 de julho, nos estabelecimentos particulares (residência, comércio, colégios, escolas, clubes), sob pena de multa em caso de não cumprimento da lei.

O que percebo por aqui é bastante espontaneidade nas celebrações do dia da pátria. Os peruanos gostam muito de comemorar o 28 de julho, cantar o hino, hastear a bandeira nacional, usar roseta (escarapela) na lapela da roupa, participar das celebrações nas escolas, ver os desfiles militares e tudo o mais que a data proporciona. É um momento que reforça o orgulho pela pátria.


Mulher passeia com criança, em carrinho decorado com cores da bandeira

Faixa comemorativa na Praça Kennedy, no bairro Miraflores

Fachada de supermercado enfeitada com rosetas peruanas

Interior de uma loja de doces




6 comentários:

  1. Ana, li todos os artigos que você postou. Gostei muito. Dá pra conhecer melhor o Peru e aumentar a vontade de voltar. Parabéns!!!
    Beijo, Beth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Beth. Espero que possam voltar outras vezes. Beijo a todos.

      Excluir
  2. Parabens, que bueno que difundas nuestra cultura, para unir mas a nuestros paises. Miguel Granados

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana, acabo de conhecer seu blog através do site do CCBV e estou adorando a leitura! Também sou estudante da UFPR e estou encantada com Lima. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Aqui em Quito, 31 de outubro é a festa do escudo equatoriano, 2 de novembro a festa dos mortos, em novembro tb acontecem as eleições das rainhas das cidades e a primeira semana de dezembro tudo para para as festas de Quito!! (Estou adorando teus textos!)

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Sandra. Lima e Quito têm algumas semelhanças. Afinal, Peru e Equador fizeram parte do império Inca. Beijos.

    ResponderExcluir