sexta-feira, 28 de março de 2014

LIMA E EU



Confesso que minha relação com Lima não foi de amor à primeira vista. Vim para morar, sem nunca antes ter estado aqui. Não me encantei na chegada, como ocorreu com Bruxelas, Montevidéu e Santiago, cidades no exterior onde já vivi. Tive um estranhamento com Lima, achei-a inóspita, barulhenta, grandemente desorganizada com seus 9 milhões de habitantes. Demorei a gostar. Aos poucos, o estranhamento foi-se transformando em simpatia, depois em carinho e, finalmente, diria até, em amor (?!).

As cores, aromas, sabores, a história e sobretudo sua gente, amável e atenciosa, foram-me cativando. Hoje, mais de um ano e meio depois de me mudar para cá, sinto-me adaptada à cidade e uma entusiasta de Lima e do Peru, um país cheio de encantos, de grande diversidade cultural e contrastes. Sinto até uma ponta de orgulho quando ouço brasileiros ou estrangeiros elogiando Lima ou o Peru.

Quando longe daqui, sinto saudade do ceviche, do clima ameno, da garoazinha, das pedaladas à beira-mar, e até, por que não dizer, das buzinadas e do trânsito confuso. Pois é, Lima é uma cidade para descobrir aos poucos, devagarinho, da maneira como se saboreia um ceviche picante.

2 comentários:

  1. Parabéns Ana Cristina, seu blog está belíssimo. Vou visitá-lo sempre. Um grande abraço. Beatriz

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Bia. Venha sempre me visitar por aqui. Beijo. Ana

    ResponderExcluir